3> Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.
1. Enrole o meio do prego com fita isolante para evitar perca de carga elétrica caso o fio de cobre quebre, assegure-se de deixar as pontas do prego livres, pois elas serão importantes para a criação dos pólos do eletroímã.
2. Raspe o fio de cobre para que ele entre em contato com a pilha e então o enrole no meio do prego, por cima de onde a fita isolante foi enrolada, mais uma vez, lembre-se de deixar as pontas do prego livres.
3. Mantenha cerca de 5cm do fio de cobre livre em ambos os lados do prego, eles serão importantes para fazerem contato com a pilha.
4. Prenda as borrachas, uma em cada extremidade extra do fio, é com elas que você irá segurar o eletroímã, pois elas impedirão que queime o dedo caso o ele esquente demais.
5. Use a fita isolante para fixas as borrachas em seus devidos lugares, enrole as borrachas com a fita, para que elas não se soltem, mas não a passe sobre toda a superfície do fio. Uma parte dele tem que ficar livre para fazer contato com a pilha.
6. Por fim, coloque a pilha no meio das extremidades, de forma que cada um de seus pólos fique em contato com o fio, criando assim a corrente elétrica necessária para a realização do experimento. Segure pela borracha.
Abaixo verifique algumas imagens desse processo
4> Desenhe o Eletroímã. Indique os pólos das pilhas e os pólos do eletroímã
Fonte: roberteinstein.wordpress.com
5> Por que um material que não é ímã se torna magnético?
Na natureza existem alguns materiais que na presença de um campo magnético é capaz de se tornar um ímã, sendo ele fraco ou não. Esses materiais são classificados em ferromagnéticos,paramagnéticos e diamagnéticos.
Paramagnéticos - são materiais que possuem elétrons desemparelhados e que, quando na presença de um campo magnético, se alinham, fazendo surgir dessa forma um ímã que tem a capacidade de provocar um leve aumento na intensidade do valor do campo magnético em um ponto qualquer. Esses materiais são fracamente atraídos pelos ímãs. São materiais paramagnéticos: o alumínio, o magnésio, o sulfato de cobre, etc.
Diamagnéticos – são materiais que se colocados na presença de um campo magnético tem seus ímãs elementares orientados no sentido contrário ao sentido do campo magnético aplicado. Assim, estabelece-se um campo magnético na substância que possui sentido contrário ao campo aplicado. São substâncias diamagnéticas: o bismuto, o cobre, a prata, o chumbo, etc.
13>Conclusão Final (Indicar Melhor resultado).
Com os valores obtidos nos teste e durante toda a competição, concluímos que o objetivo principal não foi alcançado, pois o grupo acabou sendo eliminado na primeira etapa da semi final entre as salas, conseguindo um resultado bom apenas entre os grupos da sala ,3º D, onde conseguimos levantar 101 clips e alcançar assim o primeiro lugar entre os grupos que participaram dessa fase na sala de aula. Mesmo não chegando ao final que desejávamos, estamos satisfeita pela competição em sala e pela aproximação do grupo novamente, pois o grupo iniciou as competições muito desunidos, assunto esse que será debatido e terá melhorias visão melhores resultados nas próximas competições.