Iniciação Tecnológica- Telefone de Latinha -Grupo: 5 | NOTA |
1ª Parte
Nome | Número | Série e Turma |
Bianca Braga | 05 | 3º ano D |
Caio Moura | 07 | 3º ano D |
Laís Abreu | 17 | 3º ano D |
Lizandra Lucas | 18 | 3º ano D |
Nathália Oliveira | 25 | 3º ano D |
Rodrigo Barboza | 30 | 3º ano D |
Valdecir Emboava | 37 | 3º ano D |
1>Objetivo do Trabalho: Construir um telefone de latinha capaz de uma mensagem de uma ponta à outra com uma distância de 10 metros entre elas. Aprender sobre as ondas sonoras. |
2>Descrever os Materiais Utilizados na construção do Telefone. (Todos os Materiais) · Dois copos descartáveis – para a competição foram laranjas. · Dez metros de barbante. · Fita métrica · Tesoura para cortar o barbante · Um martelo · Um prego para furar o copo |
3>Descreva em 7 passos a construção do telefone.
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4>Desenhe o Telefone com as duas pessoas e indique os fenômenos ondulatórios que ocorrem. Classifique de forma completa a onda existente. A onda é: Mecânica: onda que necessita de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas; Longitudinais: são ondas causadas por vibrações com mesma direção da propagação, como as ondas sonoras. Fenômenos que podemos observar no telefone de latinha: Difração: Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos. Quando se coloca um obstáculo entre uma fonte sonora e o ouvido, por exemplo, o som é enfraquecido, porém não extinto. Logo, as ondas sonoras não se propagam somente em linha reta, mas sofrem desvios nas extremidades dos obstáculos que encontram. Dispersão: É um fenômeno que acontece quando uma onda, resultante da superposição de várias outras entra num meio onde a velocidade de propagação seja diferente para cada uma de suas componentes. Consequentemente a forma da função de onda inicial muda, sendo que sua forma é uma função do tempo. Ressonância:Quando um corpo começa a vibrar por influência de outro, na mesma frequência deste, ocorre um fenômeno chamado ressonância. Como exemplo, podemos citar o vidro de uma janela que se quebra ao entrar em ressonância com as ondas sonoras produzidas por um avião a jato. Interferência: Representa a superposição de duas ou mais ondas num mesmo ponto. Esta superposição pode ter um caráter de aniquilação, quando as fases não são as mesmas (interferência destrutiva) ou pode ter um caráter de reforço quando as fases combinam (interferência construtiva). Refração: Consiste em a onda sonora passar de um meio para o outro, mudando sua velocidade de propagação e comprimento de onda, mas mantendo constante a frequência. Fontes: http://www.brasilescola.com/fisica/ondas.htmhttp://fisicaacustica.no.comunidades.net/ |
2ª Parte
5> Quantos projetos foram feitos antes do definitivo: (Faça um histórico dos mesmos) (No caso de ser a primeiro e único, Justifique o porquê de não ter tentado uma evolução no projeto) Nós fizemos dois projetos, o primeiro, para aprendermos a fazer, e o segundo, que utilizamos para a competição. No nosso primeiro projeto – que foi basicamente o projeto definitivo – utilizamos copos descartáveis comuns, porém ao furarmos o copo para introduzirmos o fio de barbante, o furo ficou largo demais e por essa razão não conseguíamos transmitir muito bem as mensagens de um lado para outro. No projeto definitivo, tomamos cuidado para que o furo feito no copo fosse exatamente do tamanho do fio. |
6> Crie uma lista de problemas ocorridos no telefone e a solução que o grupo utilizou para o mesmo (Faça em forma de tabela com duas colunas).
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3ª Parte (na escola)
7> Para o telefone determine algumas grandezas físicas.
Massa da cordinha | Comprimento | Densidade linear | Dimensão da abertura da latinha |
Comprimento de onda da voz do aluno escolhido | Freqüência do som emitido pelo aluno | Velocidade do som na cordinha | Número de palavras por minuto |
8> Faça 9 testes com o telefone, e anote na tabela observações pertinentes:
Fio | L | Observações |
Nylon | 5 m | Tivemos problemas para ouvirmos a mensagem recebida. |
10 m | Continuamos com problemas para ouvirmos as mensagens transmitidas, porém foi melhor que com 5m. | |
15 m | Continuava muito difícil de entender a mensagem recebida. | |
5 m | Conseguimos ouvir relativamente bem a mensagem transmitida. | |
Barbante | 10 m | Entendemos o que foi transmitido. |
15 m | Entendemos o que foi transmitido. | |
5 m | Conseguimos ouvir bem. | |
Barbante com Parafina | 10 m | Em relação aos outros testes, foi nosso melhor resultado. |
15 m | Conseguimos ouvir bem. |
9> Utilize este espaço para outros comentários de resultados do item anterior: Concluímos que o teste no qual obtivemos o melhor resultado foi aquele em que utilizamos o Barbante com Parafina com 10 metros de comprimento. |
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